SER LESADO. QUANDO ISSO ACONTECE COM O CONSUMIDOR?

 Participei de uma audiência nas Pequenas Causas em Candeias, Jaboatão dos Guararapes – PE, sobre uma reclamação que fiz contra a TIM, operadora de celular e ao chegar lá, a pergunta da Conciliadora foi: NO QUE A SENHORA FOI LESADA? QUAIS FORAM OS DANOS? E, expliquei a seguinte situação: Após ver uma propaganda de uma promoção da dita operadora de telefone celular sobre um plano pré-pago, fui até lá pegar informações e comprar um telefone NOVO com chip NOVO. Após a atendente me atender muito rapidamente, pois o interesse é vender, ela me falou, após também fazer todos os procedimentos para a efetivação da compra, os quais tenho todos os comprovantes, veja que a caixa está lacrada, o telefone é novo e fez a abertura da caixa em minha frente e, solicitou que eu me dirigisse ao caixa e efetivasse o pagamento que o chip seria colocado lá, fiz primeiro o pagamento e ele foi pegar o chip depois, o mesmo trouxe o chip fora da embalagem e foi logo pegando o celular e colocando o chip, dizendo como devia fazer a carga na bateria, agredici e saí. Chegando em casa, fiz como me foi solicitado e uns 2 dias depois fui gravar alguns números de telefone, como de pai, Mãe, irmã, irmão, sobrinhos, etc e, ao acionar o menu, este abriu as mensagens e de cara me deparei com algumas mensagens, estranhei, um chip novo vir com mensagens? As apaguei e deixei isso para lá. Ao abrir CONTATOS para adicionar, para surpresa, já havia muitos, muitos mesmos contatos armazenados, fiquei surpresa e, não adicionei nenhum meu. Fiquei irritada e falei com algumas pessoas e todas me disseram, venderam usado a você. Então depois de muito me irritar com o que ouvi, fui até a loja que comprei para devolver e pedir ressarcimento dos gastos feitos. Fui muito mal atendida, pois pedi para falar com a gerente e a atendente que fornece as fichas de atendimento, disse: ESPERE QUE VOU ANUNCIAR. Esperei e nada, fui até ela e questionei e ela disse: A GERENTE SAIU PARA O ALMOÇO. Reclamei e citei, as duas pessoas que estavam aqui perto ouviram quando perguntei pela gerente e você disse que iria anunciar, mas você não anunciou e agora me diz que ela não está? Quero falar com quem a substitui, ela disse: TOME A SUA SENHA E AGUARDE. Insisti e ela disse onde ela estava, fui até ela e ela estava no telefone, esperei e quando ela pode falar comigo expliquei tudo, ela pediu para ver, eu disse: EU MOSTRO. E, mostrei, ela disse aguarde sua vez e aguardei por um bom tempo, mas só chamava quem estava comprando e não quem tinha reclamação, meu caso e de mais duas pessoas que também estavam lá e estavam reclamando e conversamos entre nós e demorou tanto que eu disse: VOU RESOLVER DE OUTRA FORMA. Assim fiz a reclamação nas pequenas causas. Mas, chegando lá a Conciliadora disse, não houve dano. A senhora não foi lesada. O advogado da empresa chegou logo com uma pergunta dispensável para alguém da área: SEU TELEFONE TEM UM DEFEITO É? Nem quero aqui comentar a colocação deste cidadão. E me pergunto: O QUE É SOFRER DANOS? O QUE É SER LESADA? Confiei na propaganda? A empresa citou me vender algo novo? Paguei por algo que não recebi como devia? Perdi meu tempo indo lá devolver e fui mal atendida? Ainda sofri constrangimento com nomes de que nem conheço em algo “ NOVO”? No próprio Juizado de Pequenas Causas, me senti constrangida pela Conciliadora, quando diante dos meus argumentos, ela disse. Isso não é dano, a Senhora não foi lesada. Ainda dizendo: ERA SÓ A SENHORA TER APAGADO A AGENDA, POIS TODOS OS TELEFONES CELULARES QUE SÃO VENDIDOS, QUANDO UMA PESSOA DEIXA DE USAR UM NÚMERO, ELE É VENDIDO PARA OUTRA PESSOA. PERGUNTEI PARA ELA O QUE É SER LESADA E TER DANOS? É perder R$? É perder uma parte do corpo em acidente? É perder a vida? Por acaso: Tempo? Perdido? Dinheiro? Perdido? Mensalidades pagas para nada? Mal atendimento Irregularidade no produto não é ser lesada? Constrangimento diante de pessoas da própria área jurídica que você conta o caso e dizem: VENDERAM ALGO USADO PARA VOCÊ. Além do que ele, o advogado nem estava ciente de tudo, me perguntando coisas diversas…. Me constrangendo mais uma vez? O qual, deve ter percebido o meu desinteresse em responder, mas por educação e educadamente respondi. E ainda trago aqui as palavras dela: A ÚNICA “ IRREGULARIDADE “ DA TIM FOI NÃO TER APAGADO A AGENDA. IRREGULARIDADE? PALAVRA QUE ELA MESMO CITOU E QUE USEI NA CONTINUIDADE DOS MEUS ARGUMENTOS E USAREI AQUI TAMBÉM. QUEM DISSE QUE QUERO ADQUIRIR ALGO IRREGULAR? NÃO FIZ ACORDO NENHUM. ENTÃO, CONSUMIDORAS E CONSUMIDORES, FIQUEM ATENTOS ÀS EMPRESAS QUE VENDEM COISAS IRREGULARES , palavra da Conciliadora. E que pelo que percebi, diante de dizer que não vai dar em nada a minha reclamação, é que ser irregular é normal, vender o irregular é normal. Onde iremos chegar com isso???? Aqui recorro ao Dicionário: HOUAISS, Antônio (1915-1999) e Villar, Mauro de Salles (1939). Minidicionário Houaiss da língua portuguesa , elaborado no Instituto Houaiss de Lexicografia e banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda – 2.ed. rev. E aum. – Rio de Janeiro, 2004. “ danos – 2- prejuízo, ruína > lucro…” “ lesado – 2 ( fazer ) sofrer lesão moral; prejudicar (se); 3- violar ( direito, lei , etc)” “ constrangimento – 3 – envergonhar (se), embaraçar (se) 4 – ( fazer ) perder o bom humor, aborrecer (se)” Deixo aqui para VOCÊS as seguintes questões: QUAL A VISÃO QUE PREVALECE? QUAIS OS DIREITOS QUE SÃO PREGADOS, PRESERVADOS E DEFENDIDOS? SERÁ QUE O CONSUMIDOR DIANTE DESTE CÓDIGO É REALEMENTE DEFENDIDO E PROTEGIDO? O QUE FAZER COM OS PRODUTOS OU SERVIÇOS IRREGULARES? VENDER O IRREGULAR É O CERTO? Quem desejar entrar em contato comigo, fique a vontade e vamos levantar cada vez mais essa bandeira… Ana Rique – anarique@anarique.net

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

