INTERNET E OS RISCOS PARA OS ADOLESCENTES

Internet: até que ponto os jovens sabem utilizar para pesquisar, aprender, amadurecer e crescer?
Dor de cabeça de muitos pais e responsáveis, a Internet vem sendo vista como meio de criar uma série de problemas no ambiente familiar e vem pedir cada vez mais que os pais estejam presentes na vida dos seus filhos aTravés do diálogo e relacionamento parceiro.
Mas, nos dias de hoje fazendo com que os pais trabalhem cada vez mais fora de casa os adolescentes utilizam de forma indiscriminada o computador. Algumas pessoas mal intencionadas também o utilizam criando um elo de comunicação com esses adolescentes tentando extrair deles informações que contribui para diversos crimes, inclusive o de pedofilia.
O computador, a internet e outros meios de comunicação podem deturpar a personalidade dos jovens criando assim jovens mais agressivos e preconceituosos, os jogos que eles se utilizam para se divertir acabam tendo o efeito contrário.
As salas de bate papo, MSN, ICQ entre outras, disseminam um mal escondido em simples ícones ou palavras cortadas ao meio. A comunicação desses jovens pela internet acaba refletindo no âmbito escolar pelo hábito de se comunicar como se estivesse em uma “sala de bate papo na internet” ou ficam tímidos por não se relacionar com pessoas.
Alguns sites com conteúdo impróprios para adolescentes que tem apelação sexual, incitação a violência, ao racismo e atividades ilegais, expondo o jovem a passar informações a pessoas de índole duvidosa fornecendo a eles número de cartão de crédito, envolvimento com gangues, seqüestradores e seitas.
A própria linguagem por vezes utilizada na Internet vem distorcer nosso português e, quando este aluno necessita fazer uma redação, como escrever? O que escrever? Comos e escreve algumas palavras?
Diante de todos esses riscos acho que os pais devem tomar cuidados e monitorar o que seus filhos acessam, delimitando o horário de uso do computador procurando sempre está presente e saber com quem seus filhos estão conversando ou em que sites estão acessando. Se achar necessário os pais deve pesquisar sobre programas que permitam o bloqueio de conteúdos indesejados, alguns programas muito utilizados e que são gratuitos e podem se baixados pela internet de forma.

Ana Rique – http://www.anarique.net

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: