A INFLUÊNCIA DOS GRUPOS SOCIAIS EM NOSSO CONSUMO…

Existem uma série de fatores que nos influenciam a consumir, como: papéis sociais que possuímos na sociedade em que vivemos, os diversos grupos que participamos, a classe social da qual fazemos parte e a cultura em que estamos inseridas. Na medida que interagimos com os outros, tanto somos influenciados pelo que o outro consome, como também influenciamos as pessoas que convivem conosco e isso varia de indivíduo para indivíduo, as influências podem ser maiores ou menores, dependendo da pessoa referência, do grau de busca de se parecer com o outro, de querer se manter na moda, de buscar realizar algum motivo que nos satisfaça ou outro fator qualquer.
Podemos nos sentir influenciados pelo grupo que participamos, pelo critério de pertinência, ou seja, queremos nos sentir pertencendo a…, desejamos nos sentir aceitos, reconhecidos e por vezes, sermos o centro das atenções.
Assim, a partir dos papéis sociais que possuímos e na medida em que passamos a fazer parte de novos grupos sociais, passamos a consumir de acordo com estes grupos, por exemplo:
1- Na família em que participamos, de acordo com a idade que possuímos , bem como de acordo com a nossa participação dentro da família, temos consumos específicos, pois os mesmos estão relacionados a idade, sexo, educação, etc.
2 – No trabalho, temos um formato de consumo na forma de nos vestir, que muitas vezes está dentro das exigências da empresa, segue normas, regras, exigências;
3- Nos diversos grupos que participamos sociais como: igreja, comércio, shopping, festas, bares, feiras, teatros, museus e, muitos outros.
4- O status, a busca dele, o não querer sair do patamar social em que se encontra, é um dos grandes fatores hoje trabalhado pela mídia no que diz respeito a você consumir cada vez mais e mais;

Estamos cientes que estes hábitos de consumo possuem uma variação imensa, que nem conseguimos aqui chegar a detalhar, cada uma de nós deve se observar.

Mas, aqui devemos ressaltar que vários também são os conflitos que vivemos diante do quanto somos estimuladas a consumir, ao mesmo tempo sem ter R$ para comprar tudo e nem mesmo querendo tudo comprar, mesmo que sejam empurrados para nossos sentidos como coisas, itens, o que são altamente atrativos e que irão gerar níveis altíssimos de satisfação, o que muitas vezes não ocorre.

As mudanças que temos na forma, lugar, preço, item, cor, tamanho, quantidade, momento, motivo são também imensas, pois alguns compram por alegria, outros por tristeza, ainda outros nem sabem o motivo de comprarem, simplesmente dizem: É BARATO…

Dentro do processo de compra, nos vários grupos que participamos, temos diversos fatores que influenciam o PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA e que variam de acordo com o item a ser adquirido, temos:

> o iniciador
> o influenciador
> o decisor
> comprador
> o usuário ou consumidor

E aí vale a pena a seguinte pergunta. EM QUE POSIÇÃO ESTAMOS DIANTE DO PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA?

Como será o desenrolar nas diversas etapas do processo de compra?

Quem terá mais força, poder de influência nessa ou naquela compra?

Sendo assim, cabe a cada uma de nós, analisar, verificar, ponderar, questionar, criticar e ser muito racional para que diante de qualquer grupo que possamos fazer parte, que tenhamos a clareza que nosso R$ deve ser valorizado, respeitado em bem utilizado.

Ana Rique – http://www.anarique.net

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: