O MEDO QUE NOS FAZ CONSUMIR…

Por incrível que pareça, mas além das necessidades, dentre elas a de segurança, dentro de um contexto normal e, dos desejos que passam pela busca de status, poder, modismo, diferenciação, ficar a frente de tudo e de todos, inovação, dentre muitos outros desejos que não cabe aqui citar, temos também uma gama imensa de variáveis negativas, digamos assim, motivações negativas que também nos levam a consumir, pois se de um lado tem quem precisa suprir e diminuir seus medos, do outro tem quem oferece produtos e serviços que tentam minimizar isso.
Neste contexto, hoje possuímos na grande prateleira que se chama mercado de consumo uma gama imensa do mais variados produtos e serviços que foram criados para administrar toda essa situação, eles estão relacionados a:

Medos, inseguranças, frustrações, ansiedades, complexos de inferioridade, etc, sob os seus mais variados formatos e graus.

Temos itens voltados para:

 sistemas de segurança armada, com animais, cercas, travas, chaves com segredos, cofres, sistemas energizados, homens devidamente preparados e muitos mais;
 carros blindados;
 seguro saúde, seguro de vida, seguro previdência ( onde muitas vezes não se busca ter uma vida melhor no futuro, mas ter condições de sobreviver no futuro).
 Condomínios que possuem serviços diversos que reduzam as saídas dos que ali moram;
 Os shoppings que proporcionam os mais variados itens a serem consumidos, fornecendo um pouco mais de segurança e assim vamos lá, pois lá se tem mais segurança;
 Sair para locais que possuam mais garantias de segurança e por aí vai a lista que é imensa de itens e serviços voltados para estes contextos emocionais, conhecidos e/ou vivenciados no dia-a-dia.

Os motivadores negativos criam grandes oportunidades de negócios e quanto mais são divulgados nas mais variadas mídias, mais você busca adquirir formas de minimizá-los e quanto mais medo, mais procura.
Hoje os receios geram consumo, ao invés de buscarmos satisfazer predominantemente as motivações positivas, as negativas se encontram fortemente presentes.

Cabe a você se perguntar: O QUE ESTÁ ME LEVANDO A CONSUMIR? E, BUSCAR MAIS QUALIDADE DE VIDA COM QUEM ESTÁ E ONDE VOCÊ ESTÁ.

Talvez não seja fácil, mas vale a pena tentar.

Ana Rique – http://www.anarique.net

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: